Corações em rosa


Coraçõezinhos para esperar o nascimento de uma garotinha...

Posted by Picasa

Mais fusquinhas....

respeitando a fila .....Posted by Picasa

Fusquinha em versão patchwork


Para alegrar a festa de um aninho de um menininho.....
Parece que vai haver congestionamento.....Posted by Picasa

Meu mural em patchwork


De uma moldura velha e encostada surgiu um mural com direito a varalzinho para as artes da minha netinha. Ih.... tem uma pontinha soltando na parte de baixo... ninguém tá vendo , né? Vou corrigir isso já, já!
Posted by Picasa

Patchwork e bordados:Delicadezas

Passeinhos no Etsy e essas belezuras são encontradas. Estão lá na categoria "acessórios".

Podem ser broches que ficam uma fofura ou em tic-tacs para o cabelo das mais jovenzinhas...
Fiquei imaginando numa simples camiseta que charme daria....
Eu quero.....

Quilt com corujinhas: amei!

 Essa fofura é do Moon Spirit Studios. Achei lá no Etsy também.
 E vejam a etiqueta com historinha e tudo. Adoro corujinhas estilizadas!

Quilts para bebês

Pessoas queridas,

Estou com dificuldades para postar minhas próprias fotos. Tenho usado em meu PC o sistema Linux e não sei usá-lo adequadamente. Devo instalar o windows nessa próxima semana, e então meus problemas estarão resolvidos.Enquanto isso deixo aqui essas belezuras que achei no Etsy. no setor de quilts. São da autoria de:
Tanneicasey

Stitchintimequilts

Nowandthenquilts
e este último da TheBobbinsnest. Fofíssimos, não?

Ovo da Esperança


Passeando pelo blog da Cecília e Helena, me deparei com esse achado delicado.
Chamo assim por ser um trabalho de Leonardo Boff, teólogo, escritor e pensador que admiro muito, cujo pensamento é de um matiz sutil e delicado, espiritualizado sem ser piegas. É um livro para crianças mas, que vovós como eu também vão gostar. E tão propício para o Dia da Páscoa que resolvi divulgar aqui. É da editora Mar de Ideias.
E olha a ilustração, gente: os ovinhos foram feitos de patchwork.... lindos!
Boa e Feliz Páscoa para todos.

Patchwork:da caverna ao aconchego


Sei bem que muitos blogs e sites já trataram desse assunto , até de modo mais detalhado. Entretanto, como sempre há pessoas iniciando seu interesse pelo mundo do patchwork ( trabalho em retalhos), considero interessante fazer aqui, resumidamente, alguns remendos e pespontos históricos sobre o tema. Sua origem é remota. Não é exagero afirmar que o homem iniciou esse processo quando começou a tecer sua vestimenta para se proteger. E a partir daí em vários períodos da história e em locais diversos do planeta há referência desta arte. Há achados em tumbas de faraós egípcios, de guerreiros na China, na India, Pérsia, etc. Do oriente ao ocidente, do norte ao sul.
Fico encantada ao perceber como o ser humano, além de buscar solução para a questão da sobrevivência, transforma esse ato em arte. A necessidade de se proteger das intempéries não ficou, simplesmente, em se cobrir com quaisquer vestimentas. O homem foi além, criando verdadeiras obras de arte com as técnicas de emendar e bordar, como podemos ver hoje em diversos museus. Esse painel ou colcha (foto acima à direita) feita com a técnica chamada trapunto em tecido branco sólido retratam a lenda de Tristão, foi datada de 1395 e pode ser admirada no Victória e Albert Museum em Londres.
Nosso famoso "quilt" já era usado pelos romanos como um acolchoado. E aí está a origem dessa palavra. Do latim "culcita" - como era chamado - derivou a palavra francesa "cuilte" e depois a inglesa "quilt". E vejam só, no tempo das Cruzadas era usado para forrar as armaduras! Acredita-se que chegou à Europa por meio das Cruzadas, pois, os mulçumanos já utilizavam. A partir do séc. XVI difundiu-se na Europa Ocidental e aplicou-se das mais diversas formas e estilos traduzindo a expressão de um povo, de um país, de uma circunstância histórica alinhavando e "quiltando" a necessidade do momento com a capacidade de criar beleza.
Na América sua aparição data do final do séc. XVII e foi recurso de sobrevivência importantíssimo no desbravamento do oeste americano. À escassez de tecido usava-se, em contraponto, o patchwork que reunia mulheres na criação de composições têxteis que refletiam a vida vivida.
Pelos caminhos da história sempre houve e sempre haverá espaço reservado para o patchwork e o quilt. Da caverna ao castelo, das guerras e duras conquistas ao doce momento aconchegante que um trabalho minucioso, colorido e delicado pode nos proporcionar.

Foto a direita da revista americana Quilt Almanac ano 1998.




Foto a esquerda da revista Patch e afins
Número 33 - aqui do Brasil.