Patchwork:da caverna ao aconchego


Sei bem que muitos blogs e sites já trataram desse assunto , até de modo mais detalhado. Entretanto, como sempre há pessoas iniciando seu interesse pelo mundo do patchwork ( trabalho em retalhos), considero interessante fazer aqui, resumidamente, alguns remendos e pespontos históricos sobre o tema. Sua origem é remota. Não é exagero afirmar que o homem iniciou esse processo quando começou a tecer sua vestimenta para se proteger. E a partir daí em vários períodos da história e em locais diversos do planeta há referência desta arte. Há achados em tumbas de faraós egípcios, de guerreiros na China, na India, Pérsia, etc. Do oriente ao ocidente, do norte ao sul.
Fico encantada ao perceber como o ser humano, além de buscar solução para a questão da sobrevivência, transforma esse ato em arte. A necessidade de se proteger das intempéries não ficou, simplesmente, em se cobrir com quaisquer vestimentas. O homem foi além, criando verdadeiras obras de arte com as técnicas de emendar e bordar, como podemos ver hoje em diversos museus. Esse painel ou colcha (foto acima à direita) feita com a técnica chamada trapunto em tecido branco sólido retratam a lenda de Tristão, foi datada de 1395 e pode ser admirada no Victória e Albert Museum em Londres.
Nosso famoso "quilt" já era usado pelos romanos como um acolchoado. E aí está a origem dessa palavra. Do latim "culcita" - como era chamado - derivou a palavra francesa "cuilte" e depois a inglesa "quilt". E vejam só, no tempo das Cruzadas era usado para forrar as armaduras! Acredita-se que chegou à Europa por meio das Cruzadas, pois, os mulçumanos já utilizavam. A partir do séc. XVI difundiu-se na Europa Ocidental e aplicou-se das mais diversas formas e estilos traduzindo a expressão de um povo, de um país, de uma circunstância histórica alinhavando e "quiltando" a necessidade do momento com a capacidade de criar beleza.
Na América sua aparição data do final do séc. XVII e foi recurso de sobrevivência importantíssimo no desbravamento do oeste americano. À escassez de tecido usava-se, em contraponto, o patchwork que reunia mulheres na criação de composições têxteis que refletiam a vida vivida.
Pelos caminhos da história sempre houve e sempre haverá espaço reservado para o patchwork e o quilt. Da caverna ao castelo, das guerras e duras conquistas ao doce momento aconchegante que um trabalho minucioso, colorido e delicado pode nos proporcionar.

Foto a direita da revista americana Quilt Almanac ano 1998.




Foto a esquerda da revista Patch e afins
Número 33 - aqui do Brasil.

Nenhum comentário: